terça-feira, 12 de agosto de 2008

DAS FRAGAS DO VALE ESCURO FALANDO COM O RIO DOURO

RIO DOURO A MINHA ATRACÇÃO FATAL



Foram anos de enorme dificuldade para controlar a saudade nas inhas prolongadas ausências quando em terras de além mar não era viável me sentar numa das Janelas da minha casa, situada a umas escassas dezenas do meu Rio e saborear partilhar com ele os meus sonhos e pretensões a que ambicionava. Trocar opiniões e poder auto-criticar-me quando fosse caso disso sem me expor ao Tribunal público,viver e morrendo com ele a degradação e limitações que lhe impuseram em nome do progresso.
Esta nossa ausência de encontros deu aso a maior envelhecimento de ambos, mas deu-nos tambem uma maior solidez no nosso relacionamento.
Nos meus tempos de criança o Rio era abundante nos meses do Pescado de Sável e Lampreia em barcos Rebelos e Rabões e todo o transporte de mercadorias em toda a extensão do Rio eram feitos por estes barcos e pessoas. Tive a felicidade de nascer pescador e conheci os campos coloridos das batatas, feijões, couve nabiça e aboboras, os meninos e homens e mulheres de pé descalço, os caminhos junto ás margens de onde os barcos eram alados, as redes de pesca ao sável e lampreia, as cabaceiras, as chumbeiras, os aranhôs, os Alares, o barbal, a Mugeira, os pardelhos as redes de pesca ao barbo,enguia voga ou teínha. Caminhava devagar ao lado das margens, porque as pedras e os godos do areio e o lodo aqui e ali não nos permitiam apressar nem essse era o nosso desejo.Poderei não saber exprimir-me na perfeição mas era um mundo de sonho que se estendia para além do nosso olhar no seguimento das margens onde se destacam a Freguesia da Raiva, o tocar das Santissimas Trindades dos sinos das minhas Igrejas da Raiva e Sebolido e S. Domingos da Serra davam enorme alento. Os Choupes as Nogueiras e os Castanheiros, os batatais a Couve Nabiça e os Feijões. Gosto imenso das muitas cidades que passei e vivi, os países, dos rios e mares que conheci. Mas tudo é imcomparável. Na minha ausência e em nome do progresso em todas aquelas milhas de de autênticos paraísos retiraram muita coisa, Mas não tiraram porque ali ficaram e ali moram as memórias de todos quantos partilharam esta felicidade de serem e amarem o seu rio. Sempre que posso e façoõ de vez em quando vou no meu Barco rio abaixo rio acima os locais onde recordo memórias da minha infância e dos meus antepassados.

Sem comentários: