skip to main |
skip to sidebar
Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura = Nobe da Lieratura = José Saramago =Literatura e Hipócrísia
Todos têm o direito de concordar ou não com atitudes, formas de escrita ou de visão do mundo e das coisas que José Saramago escreveu.Isso é uma coisa.!!!Outra diferente é não querer admitir o imenso contributo que ele deu à cultura.Ninguém ignora o que é para aqueles medíocres que sentem dor de cotovelo no caso concreto por José Saramago ter ganho o prémio Nobel. Sentem uma dor enorme que não conseguem disfarçar.Se tivessem algum discernimento não tinha a necessidade de descerem tão baixo.Já no que respeita à Igreja Católica: não deveria esperar de uma pessoa agnóstica, surgissem sinais de apoio ou defesa.Sabendo que no seu próprio seio, já de elevadas patentes se vão levantando vozes discordantes.
1 comentário:
Tens toda a razão Valdemar!
A igreja Católica raciocina e age como se estivéssemos em pleno século vinte, já para não recuar um bocadinho mais...
Saramago fez em alguma das suas obras o que a liberdade de expressão lhe conferia e isso os bem instalados não perdoaram, demonstrando um aberrante sectarismo, ou seja, o contrário do exemplo de Cristo, um homem tolerante e pacífico, que deveriam por dever imitar! Nós dizemos "que deveriam imitar", porque é a igreja católica que apregoa aos sete ventos que são os seguidores de Cristo na Terra!!!! Não se nota mesmo nada!
Mas há mais:- Saramago, também preveligiou à sua maneira o sistema capitalista, porque tinha uma vasta experiência negativa com os donos do vil metal, só que ainda não vi ninguém vir a terreiro contrariá-lo! Porque será?
Saramago fez a sua obra ligada à sua imagem e à sua rica experiência de vida e teve arte para saber traduzi-la em palavras e consciente de que começava a fazer com aqueles textos, que dariam livros, e, que, iriam marcar, clivagens acentuadas a começar pela hierarquia católica, que ele conhecia muito bem e que cometeria o ERRO CRASSO, de vir a tudo quanto era sítio contestar os ditos de Saramago! Caíram que nem anjinhos os GRANDES TEÓLOGOS de ROMA!!!! Dizemo-lo nós, que infelizmente não temos a milionésima parte do estofo e da humildade de Saramago, que vimos vir sempre a terreiro dar os devidos esclarecimentos, e, mesmo aí, nos pareceu bem mais teólogo que os teólogos! Porque seria?!...
Boa pergunta, para a qual não encontrei ainda resposta e garanto-vos que já meditei e voltei a meditar...
PIKÓ
Enviar um comentário